domingo, 18 de maio de 2014

Blog como uma nova perspectiva da educação

Definindo  “Blog” como um conjunto de páginas da internet, nas quais pode-se publicar variados conteúdos que incluem textos, imagens ,vídeos  ou músicas,  afirmamos que o blog é ou pode ser uma ferramenta do professor no desenvolvimento do entendimento conceitual, aquisição da linguagem, habilidades em solução de problemas, entendimento da moral, habilidades motoras e formação da identidade  do aluno, ou seja, um professor devidamente capacitado e uma escola que valoriza o uso de novas tecnologias como instrumento de ensino primam pela excelência na qualidade da formação do aluno.

O professor, em alguns casos, não consegue mensurar o valor educativo das novas tecnologias seja por desconhecimento, falta de treinamento e atualizações, seja por medo de novos desafios. Contudo, paradigmas existem para serem quebrados a todo momento, pois é esta ação que leva ao crescimento do homem e da sociedade. Os educadores não podem ignorar a existência de vários modelos ou formas de educar e as novas tecnologias e o blog existem para romperem a forma tradicional em que o educando recebe o conhecimento de forma passiva ou de mero expectador. As novas  ferramentas  não só auxiliam, motivam e abrem novas perspectivas para o educador, como também ajudam o educando a ser um autor ou co-autor do seu conhecimento.

A palavra inovação está em moda, contudo aqui não é simplesmente utilizá-la por si só e sim utilizar um recurso pedagógico que desenvolve as capacidades do educando, pois o blog pode:

·      Desenvolver a linguagem escrita no momento que alunos e professor publicam um texto trabalhado em classe:

o   Jornal da escola

o   Poesias

o   Contos

o   Crônicas

o   Análises literárias

·      Estimular a pesquisa e trabalhos científicos, através de publicação, divulgação e discussão do  trabalho na rede.

o   Dados de pesquisa de campo

o   Fotos e comentários sobre visitas a museus, empresas, etc

·      Trabalha o conhecimento de forma cooperativa, colaborativa e interativa, aproveitando as experiências de todos.

·      Gera um senso crítico, uma vez que todos são envolvidos no processo de construção e avaliação do blog e, estimulados, os alunos sentem-se interessados  em melhorar sempre para apresentarem um bom ou o melhor trabalho.

·      Gera uma consciência de cidadania e ética com publicações e divulgação de ações e campanhas educativas

o   Conscientização de utilização dos recursos naturais

o   Incentivo à vacinação

o   Divulgação de hábitos de higiene



O professor-educador é e sempre será o mais importante no processo de educar e desenvolver as capacidades cognitivas e físicas do educando, pois esse tem a capacidade de avaliar, adaptar, dosar  e modificar dia-a-dia  o uso de ferramentas, sejam essas originárias das novas tecnologias ou não, por isso o treinamento, a atualização contínua é a base para a excelência do trabalho do educador.


Kátia Sima Stanchi

Sem comentários:

Enviar um comentário