sexta-feira, 23 de maio de 2014

A utilização da informática na educação de alunos especiais.

 Podemos definir Tecnologia da Informação como um agrupamento de soluções e atividades provindas do recurso da utilização do computador com o objetivo de permitir o armazenamento, acesso, transmissão, produção, segurança e o uso da informação.  E essa tecnologia que nos permite tratar, organizar e classificar a informação já pode auxiliar o trabalho do educador / escola no desenvolvimento do aluno especial, facilitando a sua inserção social, desenvolvendo suas capacidades cognitivas e capacidades motoras, ou seja, o computador tornou-se uma ferramenta para aprendizagem, um instrumento, aprimorando habilidades intelectuais e físicas, levando o aluno a desenvolver suas potencialidades.
Definindo capacidade cognitiva como um agrupamento de habilidades cerebrais / mentais necessárias para a obtenção de conhecimento sobre o mundo e que essas habilidades envolvem abstração, raciocínio, atenção, linguagem, pensamento, memória, criatividade, capacidade de resolução de problemas afirmamos que o computador pode funcionar como uma ferramenta cognitiva, na medida que permite desenvolver o pensamento crítico dos alunos.
A utilização de programas (softwares) permite a construção do conhecimento, ampliando o pensamento do aluno, ultrapassando assim as limitações da mente, podendo reorganizar a forma como os estudantes pensam e têm como objetivo implementar e facilitar o processamento cognitivo.
A capacidade motora é definida como um processo energético e metabólico e é geralmente dividida em Força, Velocidade, Resistência, Flexibilidade e Agilidade. Estes elementos podem ser monitorados, avaliados e desenvolvidos usando-se ferramentas de informática. O computador tem a capacidade de armazenar dados que podem ser comparados de forma rápida e precisa em trabalhos de pesquisa e com uso de programas lúdicos auxilia o educador, como por exemplo, os vídeo games interativos (XBOX da Microsoft) que tem um sensor de movimentos ao qual o educador, usando programas específicos, amplia a capacidade motora e mensura esse desenvolvimento.
No Brasil, já são desenvolvidos alguns softwares especiais de acessibilidade, ou seja, programas de computador que facilitam a interação da pessoa deficiente  com a máquina (computador). São eles: Software “Comunique” (Pelosi,1996), Software LM Brain (Panham,1998), os Softwares da Linha Imago (Capovilla & Colls, 2002), Software Motrix (Borges,2004) e o Software Desenvolve (Alves de Oliveira, 2004). Também existe o software “Intellipics” (IntelliTools, 1996), que não é nacional, mas é muito utilizado em nosso país.
Portanto, os educadores devem estimular acentuadamente em suas escolas a inserção de um trabalho pedagógico apoiado no uso da informática, auxiliando a construção dos saberes, despertando no aluno, seja ele portador de necessidades especiais ou não, o interesse e a motivação pela descoberta do conhecimento, a partir do mecanismo do aprender-fazendo. Desta maneira o aluno acaba desenvolvendo suas habilidades de forma lúdica e prazerosa, sentindo-se um ser humano mais independente, feliz consigo mesmo e dentro do ambiente escolar, com capacidade de intervir cada vez mais na sociedade em que vive.

Kátia Simas Stanchi

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